A Importância de Implantar Processos de Negócio para Modernizar a Gestão Organizacional do Governo do Estado de Sergipe - Poder Executivo.

Parte 2/2

         
     

Por Francisco de Assis Oliveira Rocha

 
         

 

01/abril/2017

         

...Parte 2/2


Na análise do processo destacamos as seguintes estratégias e técnicas:
1. Análise de Custo: São atribuídos custos às atividades;


2. Análise de Ciclo de Tempo: Busca o tempo total de realização das atividades do processo;


3. Análise de What-if: É uma técnica de simulação;


4. Análise de Padrões: Busca identificar atividades que se realizam com alguma constância e da mesma forma. Tal conjunto de atividades pode vir a se tornar um subprocesso otimizado;


5. Análise de Lacunas [Gap], também conhecida como Gap Analysis: Em BPM: Compara a diferença entre 2 processos, tipicamente entre o Antigo AS IS e o novo TO BE;


6. Sistemas de Informação: É considerada a análise mais simples de se realizar por não envolver muitas pessoas, e principalmente, baseia-se em fatos concretos com algumas técnicas utilizadas:


6.1. Fluxo da Informação: Usada para entender como o dado flui entre os sistemas e os seus pontos de interação.


6.2. Simulação discreta de eventos: Usada para gravar o momento de um evento ou a mudança de seu estado, tal como um registro, data e hora, de entrada da solicitação e seu atendimento.


6.3. É importante envolver a equipe de TI da organização.


Apresentamos a seguir o resultado da análise e proposições de melhorias ao processo de negócio Atender Solicitação de Férias AS IS.

 

1. Estatística dos Elementos do Mapa do Processo EVENTOS GATEWAYS SUBPROCESSO TAREFAS TOTAL 3 3 0 15 21

 

2. Handoffs: 10

 

2.1. Eliminar a elaboração da C.I. manualmente.
Solução: Feita somente através do Sistema e-DOC;

 

2.2. Eliminar o uso ao Sistema PRODASE em ambiente de grande porte (Mainframe).
Solução: Acessar o Sistema SIPES para fazer consultas, a exemplo de verificar o período solicitado com o aquisitivo, e atualizações necessárias em sua base de dados, uma vez que foi constatado que o citado sistema contém 100% dos servidores públicos cadastrado. Identificada a seguinte observação no Formulário LR.: “O que é possível ser feito para cadastrar no Sistema de Informação PRODASE os Servidores não cadastrados (+- 10 (dez) anos sem atualizar)”;

 

2.3. Eliminar o uso do Aviso de Férias (AF) ou Notificação de Férias (NF) manualmente.
Solução: Gerar a NF através do SIPES;

 

2.4. Eliminar o uso do BOLETIM DE ALTERAÇÃO DE VALORES, planilha Excel.
Solução: Atualizar as respectivas informações através do SIPES;

 

2.5. Eliminar o uso manual da FICHA DE CADASTRO DO SERVIDOR (Prontuário).

 

3. Principais Gargalos eliminados com a utilização do SIPES
O principal gargalo foi resolvido com a eliminação do uso do Sistema PRODASE que estava com a Base de Dados desatualizada o que
demandava tempo significativo para:

 

3.1. Verificar o período solicitado com o aquisitivo nas FICHAS DE CADASTRO DO SERVIDOR (Prontuário);

 

3.2. Eliminar as Tarefas Manuais: Anexar NF ou AF (Boletim e Pasta de Férias do Servidor), Atualizar Ficha de Cadastro do Servidor.

 

4. Métricas do ciclo de tempo e custo AS IS O tempo de execução de todas as atividades por instância do processo foi de 60 (sessenta) minutos e o custo total de R$ 7,97 (sete reais e noventa e sete centavos) conforme planilha a seguir.

 

 

Planilha 01/26: Tempo e Custo Total das atividades por instância do processo AS IS

 

5. Proposição de melhorias ao processo TO BE: Com a identificação dos handoffs e gargalos eliminamos algumas atividades, então podemos fazer a simulação do processo proposto conforme planilha abaixo:

 

 

Planilha 02/27: Tempo e Custo Total das atividades por instância do processo TO BE

 

5.1. Métricas de Tempo e Custo:
O tempo de execução de todas as atividades por instância do processo foi reduzido de 60 (sessenta) para 30 (trinta) minutos, melhorando 50,00%; o custo foi reduzido de R$ 7,97 (sete reais e noventa e sete centavos) para R$3,70 (três reais e setenta centavos) por instância do processo, melhorando
53,58%;

 

26 Analise de Custo Atender SF AS IS.xls. (Ver apêndices).
27 Analise de Custo Atender SF TO BE.xls. (Ver apêndices).

 

5.2. Redução significativa de atividades manuais, tais como: C.I., Aviso de Férias (AF) ou Notificação de Férias (NF) e FICHA DE CADASTRO DO SERVIDOR;


5.3. Eliminação do uso do BOLETIM DE ALTERAÇÃO DE VALORES em planilha Excel, sendo atualizado pelo Sistema SIPES;


5.4. A solicitação de férias feita através do e-DOC: Criação do documento, ou seja, elaboração, assinatura e conclusão da C.I. SEPLAG;


5.5. Notificação de Férias (NF) gerada em arquivo PDF pelo SIPES. Após a validação das proposições de melhorias, listamos as atividades através do Formulário Levantamento de Atividade de Processo TO BE28 de acordo com respectivas instruções29 de preenchimento. Referente à 4ª área de conhecimento do BPM CBOK, Desenho de Processos, que dentro do Ciclo de Vida de BPM30 é uma fase que define o novo processo e precede sua fase de implantação, tem como finalidade usar as informações coletadas e aprovadas durante a fase de Análise de Processos, busca garantir a eficiência e eficácia do processo de negócio, que produza os efeitos desejados e da forma planejada. Destacamos a definição das atividades de desenho do novo processo e análise da infraestrutura de TI, conforme figura 02 a seguir, além de simulação do modelo, testes, aceite e criação do plano de implantação.
Devido a característica do trabalho, é aconselhável que a implantação do projeto seja realizada por um gerente de projetos. Até aqui, tratamos de diversos fatores críticos para o sucesso da adoção de BPM em uma organização, tipo: alinhamento estratégico, governança em processos, métodos, Tecnologia da Informação, cultura e pessoas, associados ao BPM Maturity Model/31.

 

28 Formulário Levantamento de Atividade de Processo TO BE. (Ver apêndices).
29 Instruções Levantamento de Atividade de Processo. (Ver apêndices).
30 BPM CBOK, 2009. (Ver referências).
31 Modelo de maturidade em BPM que foi originalmente proposto pelo Prof. Michael Resemann,
Elo Group. BPM Maturity Model, 2006. (Ver referências).

 

 

Figura 02: Mapa do Processo de Negócio “Atender solicitação de férias” TO BE.

 

 

CONCLUSÃO

 

Diante do exposto, apontamos a necessidade de implantar Processos de Negócio com a utilização da disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio ou BPM (Business Process Management) através de Servidores Capacitados atuando como Analistas de Processos de Negócio, com habilidades para identificar, modelar, analisar, propor melhorias e desenhar Processos de Negócio para implantação nos Órgãos/Unidades às quais desenvolvem suas atividades, com a finalidade de modernizar a gestão organizacional do Governo do Estado de Sergipe – Poder Executivo.

 

Considerando que os processos existem em todos os órgãos e secretarias, automatizados ou não, e precisam ser melhorados constantemente, o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) procura tratar da melhoria da capacidade competitiva das organizações com a finalidade de alcançar resultados consistentes e alinhados aos seus objetivos estratégicos. No gerenciamento deste projeto de BPM, principalmente, por se tratar de um processo corporativo, seu fluxo de trabalho perpassa por diversos órgãos e setores das organizações, e que sua implantação trará ganhos significativos ao meioambiente e à sociedade em geral, permitindo uma melhor gestão dos processos através dos indicadores chave de desempenho, previamente definidos, que facilitará a tomada de decisão, proporcionando benefícios, tais como:

 

· Redução dos custos de execução por instância do processo;
· Redução do tempo total de execução das atividades;
· Redução do número de atividades, de forma a tornar o processo mais simples;
· Minimizar os impactos ambientais com a redução do uso de papel, cartuchos de tinta, toners, fotocópias, transporte;
· Maior facilidade e rapidez na localização de documentos e processos;
· Aumentar a produtividade dos colaboradores;
· Melhorar a segurança e transparência das informações;
· Mudança de cultura instituída há anos na Administração Pública, que é a prática do modelo funcional e que o modelo orientado por processos32 nos leva a ter uma visão voltada para a realidade externa, para contentar o cliente do processo, realizando um gerenciamento horizontal, onde os processos possuem donos33 ou responsáveis claramente definidos.


A proposta de implantação deste Processo de Negócio, corporativo, intitulado Atender solicitação de Férias para a SEPLAG, por ano, aponta para uma economia de R$ 2.989,00 (dois mil, novecentos e oitenta e nove reais), com projeção de uma economia para o Estado de Sergipe de R$ 176.466,29 (cento e setenta e seis mil, quatrocentos e sessenta e seis reais e vinte e nove centavos). Mostramos que esta economia para o Governo de Sergipe foi projetada com a implantação de apenas 1(um) Processo de Negócio, então fica evidenciado que podemos chegar a valores expressivos com a implantação de outros Processos de Negócio, de preferência, de uso corporativo.


A implantação de Processos de Negócio no Governo de Sergipe será viabilizada mediante solicitação dos órgãos demandantes e homologação pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), Órgão Gestor. (DECRETO GOVERNAMENTAL Nº 26.510, 2009 e PORTARIA SEPLAG Nº 2.077, 2011).

 

32 A Gestão por Processos (BPM) consiste essencialmente em uma quebra deste paradigma funcional, propondo uma visão interfuncional de como os processos ponta a ponta poderiam ser melhor geridos. Blog do Pavani, 2012. (Ver referências).
33 Neste contexto absolutamente focado nos processos, as necessidades e anseios do cliente são tratados por "donos de processo" (e não por "gerentes de departamento"), como responsabilidades de prestação de contas sobre o desempenho de todo o fluxo de atividades que agregam valor para transformar insumos em produtos (ou serviços). Blog do Pavani, 2012. (Ver referências).

 

A implantação de Processos de Negócio no Governo de Sergipe será viabilizada mediante solicitação dos órgãos demandantes e homologação pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), Órgão Gestor. (DECRETO GOVERNAMENTAL Nº 26.510, 2009 e PORTARIA SEPLAG Nº 2.077, 2011).

 

 

 

ABSTRACT
This article's main objective is to present a solution to deploy Business Process, including the completion of course Business Process Management or BPM (Business Process Management) in order to train servers to act as Business Process Analyst with skills to identify, model, analyze, propose improvements and design Business Processes for deployment in organizations / units to which they operate. Said course presents a proposal that combines business management and information technology to optimize the results of organizations. Therefore, introducing methods, techniques and tools that involve human resources, software tools, documents and other information sources. We work with a BPM project, as a case study of corporate use of public agencies, and the State Department of Planning, Budget and Management (SEPLAG) as manager of process, seeking to facilitate access to information about the BPM discipline and stimulate its adoption in practical modeling, analysis and design in business Process organs involved, form team
to evaluate the situation, strengthen integration and strategic alignment between several people, increasing knowledge of the management of business processes and develop a common knowledge to ensure the development of organizational skills to deploy Business Process in the various organs in accordance with the disposal of the Government Decree No. 26.510 of October 1, 2009, with the aim of modernizing the organizational management of the State Government Sergipe - Executive Branch.

 


KEYWORDS
Empowering Servers. Analysts Business Process. Identify and propose improvements. Implement Business Processes. Modernising Organizational Management.

 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Livros


ARÔXA, Deborah. BSC em BPM, Desmistificando conceitos para concretizar sonhos – 1ª ed. Aracaju, 2012.
CAPOTE, Gart. Guia para Formação de Analistas de Processos – BPM Volume 1 – 1ª ed. Rio de Janeiro: Bookess, 2011.
CAPOTE, Gart. BPM para Todos – 1ª ed. Rio de Janeiro: Bookess, 2012.
Association of Business Process Management Professionals (ABPMP). Guia do Corpo Comum de Conhecimento para o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM CBOK), Versão 2.0, 2009.


Sites Consultados


SERGIPE. SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO (SEPLAG). Disponível em http://www.seplag.se.gov.br/index.php/asecretaria/ quem-somos, acesso em 22/09/2013.


MATRIZ DE GUT. Disponível em http://www.aprendersempre.org.br/arqs/GE %20B%20-%20An%E1lise-e-Melhoria-de-Processos.pdf, acesso em 23/09/2013.


BRAINSTORMING. Disponível em http://www.significados.com.br/brainstorming/, acesso em 25/09/2013.


WORKSHOP. Disponível em http://www.significados.com.br/workshop/, acesso em 25/09/2013.


MODELO FUNCIONAL OU ORGANOGRAMA, SEPLAG. Disponível em http://www.seplag.se.gov.br/index.php/a-secretaria/estrutura-organizacional, acesso em 27/09/2013.


BPM Maturity Model (Rosemann e De Bruin, 2006). Disponível em http://www.elogroup.com.br/download/Artigo_Gestao%20da%20Maturidade
%20em%20BPM.pdf, acesso em 07 de outubro de 2013.


Gestão e Comportamento Humano (Blog do Pavani). Disponível em http://blogdopavani.blogspot.com.br, acesso em 07 de outubro de 2013.


e-Mail


SERGIPE. EMPRESA SERGIPANA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. EMGETIS. Disponível no e-mail enviado por milson.barreto@emgetis.se.gov.br à andreluis.barroso@seplag.se.gov.br, em 09/08/2011 12:18h.

Lei


SERGIPE. SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO. DECRETO GOVERNAMENTAL nº 26.510 de 01 de outubro de 2009.
SERGIPE. SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO. LEI ESTADUAL nº 7.116 de 25 de março de 2011.
SERGIPE. SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO. Portaria nº 2.077 de 17 de novembro de 2011.


Apêndices


ROCHA, Francisco de Assis Oliveira. Ementa do Curso de Gerenciamento de Processos de Negócio/8ª TURMA. Aracaju: SEPLAG/EMGETIS, 2013.


ROCHA, Francisco de Assis Oliveira. Matriz de GUT, adptada de http://www.aprendersempre.org.br/arqs/GE%20B%20-%20An%E1lise-e-
Melhoria-de-Processos.pdf. Aracaju: SEPLAG/EMGETIS, 2013.


ROCHA, Francisco de Assis Oliveira e Leal, Marlei Brito de Sousa. Formulário de Levantamento de Requisitos AS IS. Aracaju: SEPLAG/EMGETIS, 2011.


ROCHA, Francisco de Assis Oliveira e Leal, Marlei Brito de Sousa. Instruções Levantamento de Requisitos AS IS. Aracaju: SEPLAG/EMGETIS, 2011.


ROCHA, Francisco de Assis Oliveira e Leal, Marlei Brito de Sousa. Formulário Levantamento de Atividade de Processo AS IS. Aracaju: SEPLAG/EMGETIS, 2011.


ROCHA, Francisco de Assis Oliveira e Leal, Marlei Brito de Sousa. Instruções Levantamento de Atividade de Processo. Aracaju: SEPLAG/EMGETIS, 2011.


ROCHA, Francisco de Assis Oliveira e Leal, Marlei Brito de Sousa. Formulário Levantamento de Atividade de Processo TO BE. Aracaju: SEPLAG/EMGETIS, 2011.


ROCHA, Francisco de Assis Oliveira. Análise de Custo Atender SF AS IS.xls.
Aracaju: SEPLAG/EMGETIS, 2013.


ROCHA, Francisco de Assis Oliveira. Análise de Custo Atender SF TO BE.xls.
Aracaju: SEPLAG/EMGETIS, 2013.