Mitos e Verdades sobre Computadores

 

A Tecnologia da Informação é uma área extremamente complexa fazendo com que pessoas das mais diversas áreas carreguem inúmeras dúvidas. A lista a seguir traz uma série de Perguntas e Respostas completamente detalhadas para dirimir de uma vez as dúvidas mais comuns:

         
 

1- Quem já não viu aquele cartaz de aviso fixado normalmente na porta dos Laboratórios de Informática: Proibida a entrada de pessoas com alimentos e líquidos. Qual a razão do conteúdo do cartaz? É comum as pessoas perguntarem: água, refrigerante ou café derramado sobre o teclado pode danificá-lo?

SIM. Os teclados são compostos de minúsculas vias metalizadas localizadas abaixo das teclas. O líquido em contato com essas vias pode dar um curto-circuito e queimá-los.

 

 

2- Após desligar o computador, tem problema ligá-lo logo em seguida?

SIM. Normalmente é recomendado deixá-lo desligado por, pelo menos, 10 segundos para só depois ligá-lo. O tempo é suficiente para que o HD (Winchester) pare totalmente de girar e evitar possíveis danos ao periférico, afinal a perda de um HD é uma grande dor de cabeça, pois é nele que estão armazenados todos os seus dados: fotos, documentos, vídeos, áudios, etc.

 


Foto: Reprodução Internet

 

HD (HARD-DISK)

Também conhecido como Winchester.
Um periférico eletrônico e mecânico do tipo interno ou externo.
A imagem acima mostra o winchester aberto para identificar seus principais componentes.

Sua capacidade hoje, ultrapassa a casa dos Terabytes

(trilhões de bytes - trilhões de letras, números e símbolos especiais).

Usado para armazenar fotos, documentos, vídeos, etc.
O HD é uma Memória do tipo não-volátil, isto é,
caso haja interrupção de energia elétrica os dados nele armazenados
não serão perdidos, diferentemente da memória RAM.

 

Quem já não perdeu todos os dados de um HD? Seja ele externo ou não? Eu, particularmente, sim não por descuido mas por problema físico. Dos quatro HD externos que tenho, um deles eu perdi completamente, ficou inoperante. Por sorte, passando algumas ferramentas de recuperação de dados, conseguir recuperar grande parte das informações.

 

Foto: Reprodução Internet

 

HARD-DISK 305 RAMAC - IBM

Em 1956, a IBM lançou o primeiro disco rígido magnético do mundo,

305 RAMAC que tinha a incrível capacidade de 5 MB.
Atualmente, temos pendrivers milhares de vezes maiores que isso.

 

Assim, para evitar o transtorno é bom ter sempre o hábito de realização de backups que é, evidentemente, uma operação indispensável, das mais importantes, eu diria a mais importante do mundo digital. Aliás, diga-se de passagem, sempre fazia um questionamento similar aos meus alunos dos primeiros períodos: qual o ativo mais valioso de um Datacenter? Uns diziam que era a CPU, outros a Memória Principal, já outro grupo falava que era o Teclado - pois é através dele que alimentamos o computador. Em alguns casos, as respostas eram lógicas, todavia, não existe nada mais importante que os chamados "dados". Estes sim são, inequivocamente, o ativo mais importante do sistema computacional. É, exatamente, a parte crítica. Equipamentos inutilizados consertam-se, recuperam-se, substituem-se, compram-se outros, mas a informação perdida, é fatal.

 

 

Não há como substituí-la. Não tem como comprá-la. Existem inúmeros casos em que não têm como recuperá-la e daí, o grande problema, vira um pesadelo. Na história da TI mundo afora casos não raros desse tipo, acabam com a demissão de profissionais de TI da empresa. Logo, fica aqui uma dica: O HD é, evidentemente, o dispositivo crítico do sistema e tirar backup dos dados nele armazenados é mais do que necessário.

 

 

Crie esse hábito. Se for o caso, copie os dados para vários DVDs, para pendrivers ou para um HD externo, mas nunca deixe de "backupear" seus dados, pois só assim estará resguardando suas informações outrora geradas há anos.

 

 

3- Desligar o computador bruscamente pressionando diretamente o botão, sem seguir os passos recomendados, ou seja, acessando o item "desligar" estraga o equipamento?

Claro que SIM. A ação é similar a uma falta de energia. O Sistema operacional pode ser corrompido já que com esse procedimento o sistema operacional (windows, por exemplo) não terá como finalizar os processos que estavam sendo executados no momento. Além do mais, o HD será o mais afetado com danos até mesmo irreversíveis, tanto físicos, como lógicos. Seus componentes podem ser avariados e seus arquivos corrompidos. Pois como vimos anteriormente o periférico é formado por componentes eletrônicos e mecânicos. No momento ele pode estar realizando operações de leitura e gravação, mediante braços de acesso. Com o desligamento abrupto os braços de acesso podem descer severamente e sair riscando toda a superfície do disco até encontrar a posição de "estacionamento" e aí "tchau" já era o HD e o pior, tudo que estiver nele armazenado estará, drasticamente, perdido. Portanto, nada de desligar o computador diretamente no botão. Seguir os passos recomendados é, extremamente, necessário. Com o procedimento, a máquina se prepara, o sistema operacional se prepara e e suspende toda e qualquer tarefa com segurança, permitindo que cada componente do HD posicione-se em modo de repouso.

 

 

4- O computador ligado durante muitas horas é prejudicial sendo, portanto, prudente desligá-lo por um tempo para descansar seus componentes para só depois ligá-lo novamente?

MITO. Lembre-se computador é máquina e máquina não é ser humano que após trabalho intenso necessita de pausa para descançar, tomar uma água, um café. O HD terá um tempo de vida útil maior se não ficar nesse "lenga lenga" liga, desliga; liga, desliga. Quanto menos realizar essa ação, melhor. Contudo, no final da noite, isto é, ao término do serviço, ninguém necessariamente deixará o computador ligado à toa. É oportuno desligá-lo para não ter surpresas na conta de energia. Mas fica a dica: o computador e seus periféricos foram projetados para trabalhar ininterruptamente, contanto que haja uma refrigeração adequada, pois se ele esquentar demais, certamente irá queimá-lo. Lembre-se dos grandes Datacenters: os computadores alí ficam anos e anos sem serem desligados.

 


Foto: Reprodução Internet


Visão de um moderno Datacenter.
Datacenter é um ambiente projetado para abrigar servidores e
outros componentes como sistemas de armazenamento de dados (storages) e
ativos de rede (switches e roteadores).
Seu objetivo é garantir a disponibilidade de seus equipamentos que
rodam os mais variados sistemas para garantir assim a continuidade do negócio.

Estão localizados em empresas de grande porte.

Nas instalações dos Datacenters podem existir microcomputadores, servidores, impressoras,
computadores de grande porte (mainframes) e até mesmo os poderosos supercomputadores.

 

 

5- Quando há trovões e relâmpagos, é absolutamente necessário desligar o computador caso esteja ligado?

SIM. Se há trovões, há relâmpagos e o perigo mora aí. Não somente desligar o computador é necessário mas, sobretudo, desconectar da tomada todo e qualquer cabo conectado ao computador, como por exemplo: plugue do computador da tomada, cabo telefônico da tomada, conexões de modem, etc. O procedimento evitará a queima dos equipamentos devido a descarga de raios que trafega sobre os cabos. Todo cuidado é pouco, não são raros os casos de queima da placa mãe de um computador e tantos outros componentes quando está relampejando.

 

 

6- Disponibilizar inúmeros ícones no desktop o computador pode ficar mais lento?
SIM, além de demonstrar completa falta de organização do usuário. O que acontece é que a placa de vídeo manda ordens constantemente à CPU para atualizar a exibição desses ícones na tela e quanto mais ícones houver, maior será o tempo.

 

 

7- O uso do Estabilizador evita que componentes do computador sejam danificados devido a oscilação de energia elétrica na região?
SIM. O aparelho é peça vital quando existe oscilação de energia elétrica na região. Ele garante que a energia chegue até o computador de forma estabilizada.

 

 

8- Remover o pendrive da posta USB pode queimá-lo?
SIM, apesar de algumas pessoas afimarem de "pés juntos" que não. Com a evolução dos sistemas operacionais (windows 7 em diante) o quadro mudou. Remover o pendrive da porta USB sem segurança não mais o danifica, porém pode comprometer o conteúdo armazenado - os arquivos podem ficar corrompidos, isto porque pode coincidir de os dados estarem sendo gravados no momento da retirada. Particularmente, eu não faria isso. A operação é perigosa e não recomendada. Precaver-se é o melhor remédio. Eu não arriscaria.

 

 

8- Usar o notebook no colo faz mal à pele e pode causar problemas de infertilidade masculina?
SIM. Existem vários problemas relacionados técnicos e humanos. Primeiro: o notebook esquenta muito, cuja temperatura superior a 45 graus e se o cooler (ventilador) não estiver operando normalmente, a coisa se complica. No aparelho existem orifícios que é por onde sai todo o calor gerado internamente. Se esses orifícios forem bloqueados irá esquentar muito e as chances de queimar algum componente são grandes. Segundo, existem casos de pessoas que tiveram várias lesões na pele, como queimaduras, irritação, porém inexistem relatos científicos sobre a possibilidade de câncer de pele. Terceiro: sobre a infertilidade masculina - estudos de algumas Universidades dos EUA, ainda não conclusivos apontam para uma relação direta entre o uso do notebook no colo e a infertilidade masculina, devido ao calor gerado pelo computador. O fato é que os espermatozóides não sobrevivem a temperaturas mais altas, razão pela qual serem os testículos formados fora do corpo humano para garantir uma estabilidade na temperatura que gira em torno de 1 a 2,5ºC. Portanto, com o calor gerado pelo notebook muito próximo desses órgãos a possibilidade de prejudicar o crescimento e o desenvolvimento dos espermatozóides é relevante. Como falei no início os estudos não são conclusivos, mas como o calor excessivo é prejudicial, é bom se precaver por este e os outros motivos anteriormente elencados.

 

Foto: Reprodução Internet